Propósito – Viver da melhor forma possível!

Tempo de leitura: 8 minutos

 

Viva, mas viva de verdade!

 

 

O propósito desse blog é levantar reflexões, sair da zona de conforto, compartilhar experiências (não só as minhas), contar histórias, proporcionar diferentes olhares sobre o o universo espiritual.

Desenvolver uma atitude proativa num empreendedorismo espiritual onde o Amor, a Justiça, a Paz, a Amizade Fraterna, o Autoconhecimento sejam as maiores riquezas a serem conquistadas e compartilhadas.

Não estou aqui para doutrinar, nem para pregar verdades e muito menos para impor uma visão. Também não estou aqui para debates de egos, muito menos para infrutíferas discussões. A vida urge!

Desejo muito fazer amigos, companheiros de jornada, aprender mais e mais em conjunto.

União sem Fusão, Distinção sem Separação. – Ângelo Inácio

Será publicado textos sobre Yoga & Meditação, Kabbalah, Vedanta, ensinamentos Bíblicos, UmbandaCandomblé, Espiritismo, Filosofia e Ciência e muita coisa do Universo do Espírito, além é claro de sugestões dos leitores.

As 4 dicas para todo começo Empreendedor

Me apoio sempre em 4 pontos de aprendizado que serve para tudo:

  1. Autodescoberta;
  2. Autoeducação;
  3. Autoconhecimento;
  4. Autorrealização.

Primeiro é fundamental se descobrir capaz de algo. Descobrir que possui capacidades e potencialidades esperando para serem despertados, aprimorados e manifestados.

Descobrir que podemos sempre adquirir novas habilidades. Viver é aprender sempre!

Creio que seja esse o maior propósito do nascer — aprender!

O segundo passo é se conscientizar que realizada a autodescoberta é preciso ir atrás, buscar, se movimentar no sentido do aprendizado.

Exercitar a aquisição de saberes, fazer o que for preciso para entrar em contato com a fonte de conhecimento – cursos, palestras, leituras e estudos.

Assim, se possibilitará a autoeducação — que se caracteriza pelo processo de aquisição de conhecimentos.

O terceiro passo é o autoconhecimento que é a apreensão e compreensão dos conhecimentos, a experiência da vivência do colocar em prática aquilo que se está aprendendo. O exercício do conhecimento que se está adquirindo. A construção e o estabelecimento do saber e do saber fazer.

O quarto passo é justamente a realização interna que se atinge pelo resultado obtido através do exercício e da manifestação do saber, de se sentir co-criador, de ser proativo, de se sentir transformado em um novo Ser, em sentir que essa transformação é contínua. Da felicidade que vai muito além da gratificação dos sentidos.

 

As 13 reflexões para atrair o Sucesso!

Me referencio em 13 princípios Cabalísticos, herança de Abraão, para superar quaisquer desafios:

1 – Não acredite numa única palavra que ler. Faça um test-drive da lições que aprender — sem a prática tudo é apenas teoria ou linguagem florida;

2 – Existem duas realidades básicas: nosso mundo da fisicalidade (o mundo do 1%) e o mundo transcendente (o mundo dos 99%, ou da Luz);

3 – Tudo o que o ser humano deseja verdadeiramente da vida, consciente ou não, é Luz espiritual;

4 – O propósito da vida é a transformação espiritual, de um ser reativo para um ser proativo;

5 – No momento de nossa transformação, fazemos contato com o mundo dos 99% de Luz;

6 – Nunca — e esse nunca quer dizer mesmo nunca — jogue a culpa em outras pessoas ou em eventos externos pelas coisas que nos acontecem. Temos que desenvolver o sentido de responsabilidade e atitude pelo destino de nossa vida. Tudo o que nos acontece tem um propósito maior, uma oportunidade que se vacilarmos nos escapam ao olhos;

7 – Resistir a nossos impulsos reativos cria e manifesta Luz duradoura;

8 – O comportamento reativo cria centelhas intensas de luz — curtos circuitos —, mas no final deixa escuridão e caos em seu despertar;

9 – Obstáculos são nossa oportunidade de nos conectarmos com a Luz, são desafios a serem superados;

10 – Quanto maior o obstáculo, maior a Luz em potencial a ser revelada e vivenciada;

11 – Quando os desafios parecem avassaladores, injete certeza. A Luz estará sempre lá;

12 – Todos os traços negativos que identificamos nos outros são simplesmente reflexo de nossos próprios traços negativos. Apenas transformando a si mesmo é que você pode ver a mudança nos outros;

13 – “Ama o próximo como a ti mesmo“. Todo o resto é comentário. Agora vai e estuda.

 

A Referência do Comportamento Crístico

Aprendo a cada passo, nos desafios da vida, a aplicar as referências de comportamento dadas pelo Cristomodelo e guia para a humanidade:

  1. Amor;
  2. Respeito;
  3. Justiça;
  4. Ética;
  5. Compaixão;
  6. Confiança
  7. Contentamento.

 

Um Exercício para Todos! Simples e Prático

A Fórmula da Transformação

Nos tropeços da vida aplico os seguintes passos:

  1. Um desafio acontece;
  2. Percebo que minhas reações — não o problema — são o verdadeiro inimigo;
  3. Fecho o sistema reativo, não meus sentimentos, para que a Luz possa se manifestar;
  4. Agora sei que preciso expressar minha natureza de Luz com uma ação proativa de compartilhar.

Esse exercício é um legado dos primeiros Kabbalistas desde o Patriarca Abraão, por isso sua eficácia é comprovada.

Quando um desafio acontece, seja ele algum evento ou pessoa que nos atinge provocando dor e sofrimento, aflição e ansiedade, medo ou qualquer emoção mais forte como ira, raiva, rancor ou afins é preciso PARAR e si perceber.

Não agir de impulso, mas sentir o que acontece internamente. Quais emoções estão em ebulição e quais pensamentos estão associados a essa(s) emoção (-ções).

Se percebe aí que o verdadeiro inimigo, o oponente, o adversário, não é a situação em si, ou a pessoa em questão, mas justamente essas emoções e pensamentos associados — criando nuvens de formas pensamentos altamente nocivos.

Se der vazão a elas e agir de forma reativa, ocasiona-se, muitas vezes, verdadeiros transtornos e até tragédias. Piorando a situação inicial, ampliando seus danos muitas vezes.

 

 

Com treino, muito treino aos poucos conquista-se a arte do domínio pessoal. Tendo uma melhor visão do verdadeiro panorama que se desenrola, a big picture.

Mesmo que não se consiga ver o propósito daquela situação, num primeiro momento, sabemos que essa resistência à reatividade vai revelar Luz, no momento adequado. Fechamos o sistema reativo, não seus sentimentos, permitindo que a Luz se manifeste.

Passada a tempestade interna, tendendo à uma ação reativa e intempestiva, pode-se agir com mais discernimento e clareza, mesmo que seja preciso um ação com firmeza e contundência, será uma ação proativa. Revelando Luz em meio a escuridão.

Muitas vezes, surpreendentes e positivos resultados é o que se observa no final de tudo.

Muitos podem falar, assim como falei muito também, que isso é muito lindo na teoria mas no dia a dia a coisa é outra.

Concordo que quando estamos tão condicionados a sermos reativos, isso se torna apenas uma fantasia, pois somos a todo momento incentivados a isso, a sermos reativos.

Porém, no final fica aquela sensação de que eu poderia ter feito diferente e não fiz, e isso vai só acumulando frustração e dor, que instintivamente descontamos nos outros as nossas frustrações, petrificando nosso coração e nossa razão, até um ponto que só uma grande ruptura é capaz de quebrar esse ciclo — e toda ruptura é caracterizado e vivenciado por uma grande dor, uma grande perda.

Eu mesmo sou um exemplo disso, foi só depois de um grande sofrimento de perda que caí na real de que estava apenas brincando com a espiritualidade e sendo de fato um auto-sabotador.

Resolvi aplicar o que sempre foi, desde minha formação como Educador Físico, minha rotina de trabalho — Treinamento!

Como sou treinador de triatlon sei que sem planejamento, disciplina, persistência, objetivo e foco fica impossível chegar ao resultado desejado. Isso só se consegue com muito treinamento.

O interessante é que o treinamento é planejado para explorar, aprimorar e manifestar diferentes capacidades e potencialidades além de adquirir novas habilidades.

Com certeza não é fácil durante um tempo, mas com a prática ficamos mais habilidosos, condicionados e conseguimos ultrapassar os obstáculos e superar os desafios. Assim, o treinador chamado Vida nos oferece mais desafios para que possamos alcançar maiores níveis de performance.

Com o tempo a pessoa começa a alcançar níveis de condicionamento que o levam a níveis mais altos de treinamento e performance.

Portanto, é possível SIM a mudança que queremos em nossas vidas.

O que não falta é exemplo!

Isso não se dá de uma hora para outra, mas com as horas!

O propósito é manifestar a Plenitude que estamos destinados a alcançar, pois faz parte do plano do Criador!

Ter alta performance é sempre oferecer ao mundo seu melhor desempenho! – K. Kirtan

Facebook Comments