O Samurai e o Monge

Tempo de leitura: 2 minutos

Paraíso e Inferno

Essa é uma estória bem popular no Japão, contada de diferentes formas. O que importa na verdade, independente da versão escrita, é a mensagem!

Um samurai altamente glorificado por seus feitos heróicos, mas ansiando internamente uma realização espiritual transformadora, sai à procura, em peregrinação, de um mestre no alto das montanhas…depois de muito peregrinar encontra o mosteiro.

Ao adentrar o mosteiro pergunta a um discípulo monge sobre o tal mestre. O monge pede ao grande samurai que o siga.

Num recanto do mosteiro, sentado em meditação, está o mestre contemplando a vastidão das montanhas e vales sem fim…

Ao sentir a presença dos dois – o samurai e do monge, o mestre com um leve sorriso e um olhar sereno pergunta ao samurai:

— O que o nobre e grande samurai busca neste humilde mosteiro?

— Quero saber, ó mestre, o que é inferno e o paraíso?

De repente o mestre se altera todo, seu semblante muda e ele fica com uma cara de ira total, colérico e com muitos insultos ofende o samurai de várias formas possíveis.

O samurai fica perplexo com a cena, e como é um grande guerreiro o sangue sobe-lhe à cabeça. Desembainha sua espada, e, totalmente irado, estando prestes a lançar longe a cabeça do mestre, observa num último momento, que o faz estancar o ato, uma incrível transformação na atitude do mestre, que não esboça em nenhum momento a menor gota de medo.

O mestre com um calmo semblante, leve sorriso e um olhar incrivelmente profundo e penetrante, diz ao samurai com toda a suavidade e contundência possível de um mestre realizado:

— isto meu nobre samurai é o inferno.

O samurai deixa a espada cair e é tomado por um intenso sentimento, e lágrimas caem de sua face, ao mesmo tempo que cai de joelhos. Ele é inundado por uma paz de espírito e felicidade nunca experimentada antes…e por um sentimento de gratidão e afeto pelo mestre que nunca sentira antes por alguém…

O mestre disse:

— isso meu nobre samurai é o paraíso.

Nesse momento o samurai obteve a iluminação.

Facebook Comments
Facebook Comments